Mark I – O Primeiro Tanque de Guerra da História
A Primeira Guerra Mundial, foi um dos eventos mais disruptivos da história da humanidade, isso porque rompeu com a estrutura civilizacional anterior a ela de forma sem precedentes e redesenhou o mapa mundial, trazendo uma nova distribuição de forças na balança de poder das Nações. Igualmente, foi uma catástrofe do ponto de vista humano, já que resultou em milhões de mortos e feridos.
Pode-se atribuir diversas razões para a carnificina que foi a Primeira Guerra Mundial, dentre as quais se pode destacar o enorme avanço tecnológico da indústria bélica. Assim como em todas as grandes guerras, diversas tecnologias são desenvolvidas com o intuído de subjugar o oponente. Durante a Grande Guerra, muitos avanços nesta área foram aplicados no campo de batalha, dentre os quais, o surgimento dos blindados, também chamados de Tanque de Guerra.
Em 15 de setembro de 1916, durante a sangrenta Batalha de Somme, um gigante de aço nunca antes visto em um campo de combate estremeceu a terra, o Tanque de Guerra Mark I.
É impossível imaginarmos o sentimento de um soldado alemão no campo de batalha de Somme no dia 15 de setembro de 1916, ao ver gigantes de aço blindados avançando em sua direção, porém o relato de um correspondente de guerra nos da uma pequena ideia:
“Sobre as crateras vinham dois gigantes. Os monstros aproximavam-se hesitantes e vacilantes, mas chegavam cada vez mais perto. Para eles, que pareciam movidos por forças sobrenaturais, não havia obstáculos. Os disparos das nossas metralhadoras e das nossas armas de mão ricocheteavam neles. Assim, eles conseguiram liquidar, sem esforço, os granadeiros das trincheiras avançadas”.
Neste dia, dois tanques Mark I conseguiram transpor as trincheiras alemãs, o que mudaria a história militar para sempre.
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O projeto do Tanque de Guerra – Mark I
Antes da entrada do Mark I no teatro de operações da Grande Guerra, já se usava carros comuns com blindagem, veículos que durante a Primeira Guerra Mundial tinham o infame apelido de atolantes, já que não conseguiam transpor o atoleiro característico da chamada Guerra de Trincheiras no front ocidental.
O Mark I também não foi o primeiro protótipo, antes dele, o então lorde do Almirantado Britânico, Winston Churchill, que posteriormente veio a se tornar o primeiro-ministro da Inglaterra, autorizou um projeto intitulado Landships Committe, cujo o objetivo era desenvolver um carro de combate do zero, especialmente pensado para o campo de batalha, ao invés de adaptar carros comuns.
O primeiro protótipo foi chamado de Little Willie e foi testado em setembro de 1915, um ano antes do Mark I entrar em combate na Batalha de Somme.
Para o projeto do Little Willie, foi acatada a sugestão de dois coronéis Ernest Swinton e Maurice Hankey que convenceram o Landships Committe a produzir um blindado baseado em um trator agrícola movido a lagartas. Foi a partir do desenvolvimento do Little Willie que se chegou ao Mark I, uma máquina de combate muito mais eficiente.
Características do Tanque de Guerra Mark I
O gigante de aço inglês possuía 10,75m de comprimento, 4,12m de largura e 2,41m de altura. Sua blindagem era de 6 mm a 12 mm e pesava cerca de 28,4 toneladas, movidas por um motor a gasolina Foster-Daimler de 105 hp, que atingia uma velocidade de 6,4 Km/h e tinha uma autonomia de 37 km.
O blindado tinha duas versões, chamada de “Male” (macho em inglês) e “Female” (fêmea em inglês) sendo que o macho vinha equipado com dois canhões de 57 mm como armamento principal e três metralhadoras 7,7 mm como armamento secundário. Já a versão fêmea, não era equipada com os canhões. No campo de batalha, o modelo fêmea vinha logo atrás do modelo macho, para dar apoio a infantaria.
A tripulação era composta de 8 homens que ficavam no interior do veículo em condições sub-humanas, já que o veículo era quente, barulhento e cheio de fumaça.
Evolução da família de blindados Mark
O Mark I, foi o primeiro modelo da família de carros de combate – Mark. Após surgiram os modelos Mark II, Mark III, Mark IV e Mark V.
Ao longo da Primeira Guerra Mundial, foram fabricados cerca de dois mil blindados da família Mark.