Filme – Riphagen
O filme holandês Riphagen é um verdadeiro achado na Netflix e certamente um dos melhores conteúdos da plataforma.
A produção holandesa conta a história real de Dries Riphagen, um holandês inescrupuloso, que já era criminoso nos anos trinta, possuindo o infame apelido de Riphagen – Al Capone, e que viu, com a ascensão da Alemanha Nazista que ocupou a Holanda em 1940, uma oportunidade de enriquecer.
Os nazistas estabeleceram o Reichskommissariat Niederlande (Comissariado do Reich na Holanda) e como fizeram em todos os países ocupados, cooptaram a população local para agir como verdadeiros espiões, traindo o seu país e seus compatriotas. Riphagen, como não tinha nenhum caráter, viu neste sistema alemão uma chance de fazer fortuna e passou a ser um importante colaboracionista de membros da SS Nazista, especialmente integrantes da Gestapo – Polícia Secreta do Estado.
Riphagen ganhava entre 7 e 40 florins por cada judeu que ele entregava as autoridades nazistas, conduta que por si só, já seria execrável, porém, a canalhice e sordidez de Riphagen não se limitava a colaborar com o regime nazista. Antes de entregar os judeus, ele os convencia de que era uma boa pessoa e se dispunha a ajudá-los a fugir da Holanda ocupada. Muitos caíram no golpe, entregando dinheiro e, principalmente, joias em suas mãos.
Leia mais sobre a segunda guerra mundial
Leia mais sobre filmes históricos
O diretor Pieter Kuijpers conseguiu narrar, com muito sucesso, a trajetória infame de Dries Riphagen, e o ator, Jeroen van Koningsbrugge, consegue encarnar o mal com sua ótima atuação.
Certamente não é um filme indicado para todos os públicos. O Ministério da Saúde deveria colocar uma tarja indicando que o filme gera ansiedade, irritação, nojo e, sem sombra de dúvidas, frustração.
Todo o bom filme nos desperta algum sentimento, ainda que nem sempre dos melhores. Riphagen não foge desta premissa, muito pelo contrário, despertar sentimentos é o que mais se faz nas 2h e 11 min. de filme. Inclusive, o Ministério da Saúde deveria colocar uma tarja indicando que o filme gera ansiedade, irritação, nojo e, sem sombra de dúvidas, frustração.
Você já viu o filme Riphagen? Deixe sua opinião nos comentários.
_______________________________________________________________________
Filme: Riphagen
Direção: Pieter Kuijpers
País: Holanda
Ano: 2016
Gênero: Guerra/Drama
Nota: 9/10