A Batalha de Severodonetsk
A Batalha de Severodonetsk se iniciou em 2 de março de 2022, como parte da ofensiva leste da Guerra da Ucrânia, porém os ataques diretos do exército russo se iniciaram em 06 de maio de 2022, com ambos os lados sofrendo pesadas baixas.
Após semanas de duros combates, o prefeito de Severodonetsk, Oleksandr Stryuk anunciou a conquista total da cidade por parte dos russos, que agora controlam a maior cidade da região do Donbass.
O anúncio ocorreu após os separatistas pró-Rússia terem informado que tinham conquistado o complexo industrial de Azot, o último bastião da resistência ucraniana em Severodonetsk, onde duras batalhas se travaram nos últimos dias. Também foi informado que cerca de 800 civis foram retirados do complexo, alguns escondidos há meses nos porões do complexo.
Ontem, 24 de junho de 2022, as forças ucranianas já haviam recebido ordens para desistirem da defesa de Severodonetsk, sob a alegação de que era impossível manter as posições ucranianas. Com a ordem de retirada de Severodonetsk, os soldados ucranianos partiram para reforçar as defesas da cidade vizinha de Lysychansk, que também sofre com ataques pesados.
Apesar das forças militares ucranianas não terem conseguido manter a cidade, infligiram pesadas perdas aos russos e atrasaram por algumas semanas a ofensiva no lesta da guerra. A queda de Severodonetsk oportunizou uma grande vantagem para os russos na região de Lugansk.